É possível evitar o câncer que causou a morte de Pelé e acometeu Preta Gil?
O ano de 2022 terminou de maneira triste com o falecimento de Edson Arantes do Nascimento o Rei Pelé. Pelé faleceu devido um câncer de colón que foi diagnosticado em estágio avançado. Roberto dinamite, outra estrela do futebol nacional, também faleceu devido a mesma patologia no início do ano. Além dessas mortes, mais duas celebridades revelaram recentemente ter sido diagnosticadas com a doença, Preta Gil e Simony, ambas com menos de 50 ANOS.
Mas será possível evitar o câncer de intestino?
O câncer colorretal é a terceira neoplasia mais frequente em homens e a segunda em mulheres no Brasil. Sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) prevê 44 mil casos novos de câncer colorretal no Brasil por ano. O câncer se origina no intestino grosso e no reto e na maioria dos casos ele surge de um pólipo que, ao longo dos anos, passa por alterações progressivas. Por isso, a principal forma de prevenção é a detecção precoce do câncer colorretal através do rastreamento com exames diagnósticos, visando a retirada dos pólipos antes que evoluam para câncer.
Algo que vem chamando a atenção é que o câncer colorretal está acometendo pessoas cada vez mais jovens, como nos casos de Preta Gil e Simony.
É possível prevenir o câncer colorretal, por isso a recomendação atual é que pessoas com 45 anos ou mais realizem uma colonoscopia para rastreio do câncer colorretal.
Se você tem 45 anos ou mais agende uma consulta. Previna o câncer de intestino!
Dr. Guilherme Henrique Peixoto de Oliveira
Gastroenterologia, Hepatologia e Endoscopia pela Universidade de São Paulo (USP)
(11) 9.2779-5010 | (11) 9.1080-6964